Dia Mundial do Acordeon será celebrado com evento online
- Thais Caldas
- 6 de mai. de 2021
- 1 min de leitura
Nesta quinta (6), acontecerá o evento online para celebrar centenário de Astor Piazzolla, o maior revolucionário do tango. A comemoração irá reunir 15 grandes instrumentistas brasileiros e de várias outras nacionalidades que fazem do acordeon seu maior instrumento de expressão. O evento é uma produção da Quitanda Musical, em parceria com o Instituto Oswaldinho do Acordeon e a Mito Algarvio - Associação de Acordeonistas do Algarve (Portugal).

Na programação, o Brasil é representado pelos artistas Oswaldinho do Acordeon, Hermeto Pascoal, Renato Borghetti e Luizinho Calixto, o grupo de portugueses é formado por João Barradas, Inês Vaz, Nelson Conceição e João Frade. O evento contará também com a presença do conceituado Mirco Patarini (Itália) e uma nova geração de talentos já consagrados na cena do acordeom internacional como Laimonas Salijus (Lituânia), Petar Maric (Sérvia) e Irina Serotyuk (Ucrânia). As apresentações serão divididas em quatro horários diferentes ao longo do dia (15h, 17h, 19h e 21h), transmitidas ao vivo pela Rythmica Web TV.

O centenário de Astor Piazzolla divide a data com outro dia muito importante, o Dia Mundial do Arcodeon. Nesta data, em 1829, o primeiro protótipo do instrumento foi patenteado pelo inventor Cyrill Demian, em Viena, na Áustria. Em 2009, a Confederação Internacional de Acordeonistas decretou que esta data seria oficialmente reconhecida e celebrada em todos os continentes. O arcodeon e Astor Piazzolla foram dois revolucionários na música e na cultura mundial.
Evento Online: quinta (06/05) | 15h, 17h, 19h e 21h, com transmissão pelo www.rythmicawebtv.com | gratuito
Instituto Orulho de Ser Nordestino
Comments